pernambucanidade nagô

Recife tem umas coisas que são intraduzíveis pra quem não é da RMR e adjacências. Não tô nem falando de gírias e oxes e pantins e quetais. São coisas do tipo Cinderela (sobre a qual falarei posteriormente) e o surto axé-pernambucano que rolou nos anos 90.

Ninguém teve notícia, mas havia uma banda chamada Versão Brasileira, cujo vocalista e letrista atendia pelo nome de Marrom. Marrom Brasileiro, junto com Almir Rouche, da Banda Pinguim, lideraram a resposta pernambucana ao axé. O movimento não tinha nome, mas, além do axé, chupava coisas do manguebeat, usando (só como adereço de cenário) referências ao maracatu e caboclinho.

Enfim, deixo vocês com um vídeo histórico de Marrom Brasileiro cantando seus dois maiores hits: É Tanto Amor e Galera do Brasil. Marrom começa saudando o público: “Alô moçada boniiiiita!! Alô galera de Pernambuco, meu Pernambuco maravilhoso, meu Recife!!! Alô minha moçada!! Pernambuco, você é meu! Você é nosso! Quero ver todo mundo com a mão pra cima pra transar o maracatu da nossa terra! Pernambucanidade total!”.

Enfim, vejam e ouçam com seus respectivos olhos e ouvidos:

Quem gostou e quer decorar a letra, tá aí:

ôôô iêêê

ôôô iêêê

ôôô iêêê

ôôô iêêê

Se você quer sentir bem mais que meu carinho
Dance comigo no passo do caboclinho
Ser minha deusa, princesa pernambucana
Azul do mar, ah, ah, ah…

Meu coração de alegria explodiria
O meu país e o mundo inteiro saberia
Dessa doidice, maluquice, meninice de gostar
Ah, ah, ah…

É tanto amor, ô, ô
Que eu vou te dar, ah, ah…
Ainda vou, ô, ô
Enlouquecer de amar, enlouquecer de amar, enlouqueceeeeer

Tags: , ,

7 Respostas to “pernambucanidade nagô”

  1. flavia. Says:

    leal.
    não faz isso.

  2. daniarrais Says:

    MEU IRMÃO, TÔ EMOCIONADA! VOCÊ RESGATOU UMA MEMÓRIA DA PROFUNDEZA! hahahah
    como assim você pensou nisso??????

  3. tita Says:

    putz, leal. eu lembro das pessoas do salesiano emocionadas com essa música. foda.

  4. Marize Says:

    Viajei no tempo…tempo bom que não esqueco jamais…a emocão fez minha pele arrepiar….foi um toque…toque…toque..no meu coracão que só este povo lindo junto com a genialidade deste artista que me orgulha e me faz sentir saudade da minha terra …Pernambuco eu te amo!!

  5. Leal Says:

    Certo.

  6. ED CAVALCANTE Says:

    MARROM, MEU NOBRE. ESTUDEI NO COSTA E SILVA E TENHO UMA FOTO DE 1982 DA TURMA DO BASQUETE. VC APARECE NA FOTO. SE QUEISER QUE TE ENVIE, DEIXA UM RECADO LÁ NO MEU BLOG COM UM E-MAIL.
    ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!

  7. sem comentários « Somatopsicopneumatico’s Weblog Says:

    […] bem. Dia 28 de abril eu escrevi esse post aqui, sobre o ídolo pernambucano Marrom Brasileiro. Aí existe o Google pra fuder com todo mundo, né, […]

Deixe uma resposta

