letras & expressões

Nos últimos meses, aprendi algumas expressões bem interessantes por aqui. Quem acha que São Paulo se resume ao “puta, mêo” não sabe o que está perdendo desta vasta seara lingüística.

Eu tenho um colega de faculdade que eu adoro mas, pra falar com ele, tive que aprender todo um dialeto. A gente fazia uma cena juntos e, nos ensaios, ele sempre dizia “mandou benzaço, zão”. Demorou um tempo até eu descobrir que ele queria dizer “você foi muito bem, cara” ou “do caralho, velho”. A etimologia de “mandou benzaço” vem de “mandou bem”, óbvio, mas como nós, nordestinos, não estamos acostumados a usar essa expressão, ficou um pouco difícil compreender essa derivação. Agora, o que eu mais gosto é o “zão”. “Zão” é qualquer pessoa do sexo masculino. Cris me perguntou se o feminino de zão é zona, mas até agora não descobri a resposta.

Esse meu colega de faculdade tem amigos muito especiais também que também me ensinam novas formas de me comunicar com o público. Não, eu não os conheço. Aprendi tudo isso graças ao YouTube e agora vocês podem aprender também.

É incrível, não é? “Ô lôco, ficaqueto, pega no meu quem tá isperto” passou umas duas semanas sendo meu bordão oficial. Até eu assistir um capítulo de A Favorita, que se passa aqui em São Paulo e tem Mariana Ximenes fazendo uma baladeira. É uma cena dramática. Final de balada, seis da manhã, Mariana Ximenes tá muito mal. Tá muito deprimida. Tá confusa. Mas ela não diz nada disso. Ela fala…

“CÊ SABE QUE EU TÔ COM A MINHA CABEÇA… DANÇADA!”. Assim que eu vi essa cena minha cabeça ficou dançada também. E tá dançada até agora.

Bem… Eu vou pra Recife hoje ver quais são as novas gírias que surgiram nesses últimos cinco meses. Não fiquem com a cabeça dançada, não, que eu volto logo. Mandem benzaço enquanto eu estiver viajando. Acho que vou continuar postando de lá, mas talvez eu fique quieto.

Tags: , , , ,

Uma resposta to “letras & expressões”

  1. Márcio Says:

    a favorita é legau!
    e mariximê tem o maior pescoço da humanidade. haha

Deixe uma resposta

