western

Dia desses eu tava ali tomando um café quando descobri que, se eu consumisse 10 reais naquele estabelecimento, por apenas mais 4 eu levaria um livro da coleção Companhia de Bolso. Então eu tomei mais dois cafés e fui lá escolher.

Tinha a antologia poética de Vinicius, que eu não suporto (eu sei, Júlia, que você me deu um livro de poesia dele uma vez. E eu adorei ter recebido o presente. Mas poesia de Vinicius só presta com Bethânia recitando e olhe lá. De qualquer forma, não se ofenda, nossa amizade ainda é provável); Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, que eu peguei abuso desde que minha mãe me proibiu de ver a minissérie lá em 1995; A Jangada de Pedra, de Saramago, que eu não vejo muita graça nem mesmo no Ensaio Sobre a Cegueira (inclusive desisti de terminar de ler o livro antes de ver o filme).

Aí tinha Na Sala com Danuza que é tipo minha Bíblia. E Bíblia você deixa na mesa de cabeceira sempre, né? E ele está na minha mesa de cabeceira, só que na mesa de cabeceira de Recife. Mas fiquei meio assim de comprar, mesmo a meros 4 reais, um livro que eu já tenho. Sobrou um outro lá, Mau Humor – Uma Antologia Definitiva de Frases Venenosas e aí eu não tive dúvida, era esse mesmo. Eu sei que é uma tabaquice sem tamanho você comprar um livro de compilação de frases, tem milhões de sites desse tipo. Mas comprei. E não me arrependi. Porque descobri Mae West.

Nunca vi um filme de Mae West, nem sabia direito como era a cara dela. Só tinha ouvido falar naquela música de Rita Lee do drops de anis. Gente, como eu pude viver sem ter essa diva no currículo? Ela é tipo uma Dercy Gonçalves mais bonitinha (nos vídeos dá pra perceber umas semelhanças) que não falava palavrão, mas falava as verdades da vida e, o melhor de tudo, morreu no tempo certo, aos 87.

Aliás, a morte dela é maravilhosa: ela levantou da cama, escorregou no tapete e bateu com a cabeça no chão, teve uma concussão e um derrame. Segundo a Wikipédia, metade dos médicos achou que a concussão causou o derrame e a outra metade achou que o derrame causou a concussão, uma dúvida realmente pertinente e relevante. Porémcontudotodavia, engana-se quem acha que Mae West morreu aí. Claro que não. Ela ainda teve tempo de dizer que caiu da cama porque estava sonhando com Burt Reynolds. Digaí se ela não é genial? Mas poucos meses depois ela teve outro derrame e morreu antes de dizer quem foi o culpado desta vez.

Enquanto eu vou ali baixar todos os filmes dela, deixo vocês com algumas pérolas de Mae e dois videozinhos.

Ama o teu próximo – se ele for alto, moreno e bonitão, será muito mais fácil.

O amor tudo pode, exceto contra a pobreza e a dor de dente.

Uma mulher só precisa de quatro animais na vida: uma raposa no armário, um tigre na cama, um Jaguar na garagem e um burro pra pagar por tudo isso.

[Sobre W. C. Fields] Se não fossem as azeitonas em seus martínis, ele já teria morrido de inanição há muito tempo.

Quando eu sou boa, sou ótima. Mas, quando sou má, sou muito melhor.

As coisas chegaram a tal ponto que, se um homem abrir a porta pra você passar primeiro, é porque ele deve ser o porteiro.

Já estive em mais colos que um guardanapo.

– Meu Deus, que diamantes lindos!

Deus não tem nada a ver com isso, querida

Goin’ to Town (1935)

Myra Breckinridge (1970)

– Quanto você mede, cowboy?

– Dois metros e dezoito centímetros.

– Bem, esqueça os dois metros e vamos falar sobre esses dezoitos centímetros.

Tags:

2 Respostas to “western”

  1. flavia. Says:

    um outro livro dessa coleção, “o melhor do mau-humor” também foi a minha bíblia na adolescência. eu sabia (ainda sei algumas) várias decoradas.🙂

  2. zenzi Says:

    comprei também esse da companhia de bolso, leal. livro essencial pra gente como a gente🙂

    e, flavia, tem várias frases do melhor do mau humor nesse livro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: