zii zie possi: um estudo

Caetano é uma pessoa que eu respeito & admiro realmente. Terminou o casamento lá com Paulinha e fez um cd botando pra fuder nela – e ainda assim continua miguxo e empresariado pela própria. Cê é o melhor cd de Caetano desde não sei quando, porque eu parei de ouvir um cd inteiro de Caetano depois do Fina Estampa. Pra você ver que quando se perde um amooorrrr ganha-se impulso criativo.

Aí veio o Zii e Zie que, se não é melhor ainda que o Cê, pelo menos mantém o nível. Nesse, Caetano começa a perceber que a vida sem Paulinha é muito melhor, mas não é algo Susana Vieira do tipo “tô boa, TÔ ÓTIMA!! MUAHWUAHWAUWHAUWHA”. Ele ainda tá magoado com Paulinha. Mas vai ver nêga na praia e curtir o “novo” movimeinto da Lapa. Vamo analisar agora essa divisão no disco.

CANÇÕES MÁGOA DE CABOCLO

Perdeu

Tchau, mamãe
Valeu

(Ok, talvez seja forçação de barra da minha parte)

Por Quem?


Ai, ai, ai, ai, ai, ai
Quem vai
Ai, ai, ai, ai, ai
Quem sai
Ai, ai, ai, ai, ai
De mim
(…)
Lágrimas vão de mim
Por quem?
Por quem?

(Por Paulinha, Caê, embora nós, meros mortais, não possamos compreender)

Lobão Tem Razão

Chega de verdade
É o que a mulher diz
Tô tão infeliz
Um crucificado
Deitado ao lado
Os nervos tremem
No chão do quarto
Por onde o semên
Se espalhou

Falso Leblon

Mas o meu samba
Transcende
E apaga as pegadas
Que ela quer deixar

(Já tá rolando uma tentativa de superação aqui, hein?)

Incompatibilidade de Gênios

Essa é óbvia demais, a letra toda (e o título) fala sobre um cara se separando de uma mulher chata pra caralho.

Ingenuidade

Não,
eu não podia me enganar assim
com uma criança qualquer
que veio ao mundo bem depois de mim
Eu não reclamo o que ela fez
só condeno a mim mesmo
por ter me enganado outra vez

(Óbvia também, todo mundo sabe que Paulinha tinha treza aninhos quando se esganchou em Caê. Aliás, essas duas músicas não são de Caetano e ambas foram cantadas por Clementina de Jesus. Isso quer dizer alguma coisa. Não sei o quê.)

CANÇÕES CURTIÇÃO UHU!

Sem Cais

Catei colo
E o mar parou
Fui deitando
Pra perguntar
Nome, bairro
Amigo, amor
De onde venho
Parar o mar

Seu sorriso
Bateu aqui
Inda posso
Me apaixonar

A Cor Amarela

Uma menina preta
De biquíni amarelo
Na frente da onda

Que onda
Que onda
Que onda
Que dá
Que bunda
Que bunda

(Essas duas fazem duplinha Pegação no Posto Nove)

Tarado Ni Você

Essa aqui repete tarado 66 vezes, tirando o título (sim, eu contei). Auto-explicativa, pois. E ainda fala em “todo mundo nu”. Ou seja, ordem e orgia.

Menina da Ria

Uma moça
De lá do outro lado da poça
Numa aparição transatlântica
Me encheu de elegante alegria
(…)
E uma preta
(Parece que eu estou na Bahia)
Tão linda quanto ela dizia
No seu português lusitano:
“Pode o Caetano tirar uma foto?”
(…)
Uma taça sobre o pubis glabro, um estudo
Nenhum descalabro se tudo
É sexo sem sexo em nós dois

(Caê catando fã portuguesa)

Lapa


Quem projetaria
Essa elegância solta
Essa alegria
Essa moça-vanguarda
Esse rapaz gostoso
Que é a Lapa

(Caê volta às origens, pegando tudo que se move. Na Lapa)

Aí o disco termina com Diferentemente que é tipo Caetano se apaixonando de novo e no final da música faz um “eita, num rolou não”. Senão vejamos:

Acho que ouvi
Uma canção de Madonna
“When you look at me
I don’t know who I am”
e desentendi
pois comigo, é você quem
me olhando, detona
a explosão de seu saber
quem eu sou
eu nunca imaginei que nesse mundo
alguma vez
alguém soubesse quem é
ma se você me vê
seus olhos são mais do que meus
pois eu amo e você ama
então o indizível se divisa
e a luz de muitos céus
inunda a mente
e no entanto
diferentemente de Osama e Condoleezza
eu não acredito em Deus

Bem, pessoal, aqui termina a minha análise antropomórfica do disco. Sim, excluí Base de Guantanamo. Não porque ela não se aplica à minha teoria, mas porque ela é chata e não consegui ouvir ela toda. Inclusive já deletei do meu iTunes.

Tchau, mamãe.

Tags:

6 Respostas to “zii zie possi: um estudo”

  1. daniarrais Says:

    gênio! você e caê =*

  2. oi Says:

    Isso foi muito bom, rapaz (y)

  3. tomaz Says:

    muito boa a analise. acho que o disco novo é melhor que o cê, como experiencia musical mesmo, ele todo forma uma música só na cabeça, o cê é um disco convencional, uma faixa depois da outra, mas isso eu só percebi quando ouvi o disco pela vigésima vez. e base de guantanamo é massa, dê uma chance a ela. a faixa é praticamente um retorno aquela música dele do circuladô vivo, chamada “americanos”, e ainda lembra um pouco aquele rap baiano de haiti. tb achei chata nas primeiras vinte e duas vezes que ouvi, mas sou fã de caetano entao sabia que um dia ia pegar…

  4. Leal Says:

    Tomaz, eu concordo contigo que o disco, “enquanto” disco é melhor que o cê. Descobri isso através de uma observação bem besta: eu sempre ouço o disco inteiro, sem pular nenhuma faixa (só a base de guantanamo, que acho muito muito parecida com o haiti não é aqui). Aliás, Caetano fala isso no Obra em Progresso, numa conversa com Pedro Sá que tá nesse link aqui http://www.obraemprogresso.com.br/2009/04/04/papo-com-pedro-2/

  5. tomaz Says:

    interessante, mas eu nunca entrei no obra em progresso. só agora pra ler o link que tu me passou e semana passada porque alguem me passou outro link dele falando de um encontro com joão cabral. eu prefiro ver a obra acabada, obra em progresso me lembra trabalho, dá preguiça hehehe. agora sabendo que ele quase poderia ter trabalhado com bowie ali por 71, fico contente de que isso não tenha acontecido. isso poderia ter prejudicado ambos de fazer os discos folderosos que fizeram a partir dali😛

  6. tomaz Says:

    ou ambos de fazerem, viva a lingua portuguesa, agora que plateia, estreia e ideia não têm mais acento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: